segunda-feira, 19 de julho de 2010

O SORRISO DE MONA LISA




Desvendar esse sorriso, é talvez falar de nós mesmos...

Quando realmente estamos felizes? O que um sorriso pode revelar, o que um sorriso pode esconder...
O que esta por tras deste quadro, o que esta por tras de um sorriso?
Por que há mais perguntas do que respostas,
A vida é um enigma a ser desvendado, assim como este quadro.


O quadro da Mona Lisa é o retrato mais reproduzido do mundo.


Mona Lisa, ou La Gioconda
, uma das últimas pinturas de Leonardo (foi concluída em 1507 e Leonardo morreu em 1519 aos 67 anos) e certamente a mais importante. Representa uma mulher de expressão enigmática, olhar místico e sorriso legendário. Há boatos que se trata de um auto-retrato, ou seja, a fisionomia é a do próprio Leonardo na pele de uma mulher (e de fato a comparação dos retratos de Leonardo com a Gioconda leva a esta impressão).



Note, na imagem grande, à esquerda, como o tema principal se enquadra perfeitamente em um retângulo Áureo dividido por sua vez na razão Áurea separando a cabeça do busto. Porém as relações mais óbvias estão na própria face. Veja, nas três reproduções à direita, como retângulos Áureos enquadram a face e a testa (acima), o lado direito da face com a linha que passa pelo nariz (no meio) e o olho e a posição da pupila (abaixo; pode-se traçar retângulos idênticos enquadrando o outro olho). E veja como tudo isto agrega uma sensação geral de harmonia e equilíbrio à pintura. Mas, sobretudo: olhe novamente para a face da Gioconda, agora não mais pensando em apreciar a pintura, mas sim a mulher. Você a considera uma mulher particularmente bonita? Não lhe parece mais uma mulher sem atributos físicos extraordinários? Uma mulher, digamos, “comum”? Então como explicar que este seja o retrato mais famoso do mundo, a não ser pelo equilíbrio de suas linhas, pela genialidade do pintor e por sua capacidade de exprimir emoções sobre uma simples tela (na verdade, uma taboa: La Gioconda foi pintada sobre madeira)?
Porém a obra de Leonardo mais evidentemente ligada à razão Áurea não é nenhuma destas, mas o “Homem Vitruviano”, mundialmente conhecida. Mas como ela tem mais a ver com as manifestações da razão Áurea na natureza e não na arte?
FONTE: http://www.bpiropo.com.br/fpc20070226.htm


Mona Lisa pode estar sorrindo mas não é Sorridente

Mona Lisa, renacentista, jamais exibiu os dentes. Seu famoso sorriso, pintado no século XVI por Leonardo da Vinci, foi recentemente decodificado por computador, que o considerou “91% feliz e 9% entediado”. Foi essa a conclusão da Universidade de Amsterdã, da Holanda, após aplicar na obra um “programa de reconhecimento de emoções”. Para Giulio Carlo Argan, crítico de arte, in Storia della’Arte Italiana, Firenze, 1981, “é inútil interrogar o famoso sorriso da senhora para saber quais sentimentos traz na alma: nenhum em particular, mas o sentimento difuso do próprio ser, ser plenamente e em uma condição de perfeito equilíbrio no mundo natural”… Mas que o sorriso é 100% enigmático, é sim - e isso ninguém poderá decodificar jamais.

Assim como este quadro, levanta duvidas e contextos diversos, fica esta reflexão sobre nós, quem somos, o que revelamos através de um olhar, um sorriso, uma expressão. Será que mostramos nosso verdadeiro eu, ou nos camuflamos em mascaras que escondem nossa identidade??

Cabe a cada um de nó refletir...

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