sábado, 22 de maio de 2010

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA: O LAGARTÃO

Esta história, é uma história contada a gerações na minha família e foi me passada pelo meu pai.

Era uma vez um homem que vivia com sua família em uma casinha muito humilde. Certo dia, o homem, que havia vindo da floresta, e não tinha conseguido caçar nenhum animal, chegou em sua casa, e ficou muito angustiado ao ver seus filhos, implorando por comida . Então angustiado, o homem novamente, pegou sua espingarda e saiu para floresta.
Já havia andado muito quando parado, avistou um lagartão. O homem, não pensou duas vezes e mirou o bicho para atirar... Quão foi sua surpresa, que nisso o lagartão falou:
“Não atira não”.
E o homem pensando que estava sonhando, mirou novamente, e o lagartão tornou a falar:
“Não atira não, que se não você morre!”
E o homem, vendo que era real, implorou ao lagartão:
“Não seu lagarto, não me mata não, que eu tenho, 7 filhos pra cuida,
E o lagarto falou:
“ Então, se você quer viver, monta em mim,
E o homem falou: “ Eu? Nem sonhando” e o lagarto falou, monta que se você não monta eu te mato. E o homem: Não, seu Lagarto, pelo amor de Deus, eu monto. Nisso, o Lagarto disparou pela floresta como homem montado nele. Até que chegaram na frente de uma árvore muito grande, a mais alta que o homem tinha visto. E o lagarto falou: Agora sobe nessa arvore. E o homem: Mas é muito alta seu lagarto, eu vou cai. Não sobe, se você não subi, eu te mato. E nisso o lagarto foi crescendo, crescendo, e o homem subindo até chegar no ultimo galho da árvore. Ai o lagartão falou, agora o senhor pula daí, e o homem, mas se eu pular eu vou morrer... Não o senhor, PULA. E o homem morrendo de medo, fechou os olhos, e pulou.
Ao abrir os olhos ele acordou em uma casa bem grande, com 4 quartos, e o lagartão falou pra ele:
Você pode olhar esses 3 quartos, e ficar com o que quiser, mas não abra a 4° porta, lembre-se somente olhe até o 3° quarto.
E o homem sem entender nada o que estava acontecendo, abriu o primeiro quarto e mal acreditando no que via: Nossa esse quarto esta cheio de prata. E o homem pensou, puxa, estou rico... Mas curioso, o homem resolveu, abrir o segundo quarto.. Qual foi sua surpresa, ao ver que o quarto estava cheio de ouro, o homem não se acabava de felicidade, e resolveu abrir o 3° quarto também, e ficou muito feliz ao ver que o quarto estava cheio de diamante, mas ainda não contente, pensou: “Puxa, imagine, o que tem no outro quarto...? Ele falou pra mim não olhar, mas deve ser algo muito melhor, imagine.... e lá foi o homem e resolveu abrir a 4° porta.

.....Nisso... o homem fez uma viagem, e quando abriu os olhos, foi parar na sua casa, com seus filhos, chorando e lhe pedindo comida....

O homem, logo pensou, vou voltar lá e pegar o que tem nos outros quartos, e foi ao encontro do lagartão na floresta...
Chegando lá, ele encontrou o lagartão. E lhe perguntou: “Seu lagarto, me leva de novo lá naquele lugar, e o lagartão falou: “ Homem, o senhor, podia ter tudo o que queria, podia estar rico, e matar a fome de seus filhos, mas você foi ambicioso e teve cobiça, não se contentou, com a prata, com o ouro, ou com o diamante... Quis mais, quis tanto, que acabou, ficando sem nada e infelizmente, agora eu não posso te ajudar. Você teve sua chance e não sobe aproveitar, tente aproveitar da próxima vez, as oportunidades que Deus te dá, é preciso enxergar mas também ser humilde, por que as oportunidades vem e vão e não costumam se repetir da mesma forma...

MORAL DA HISTÓRIA: Muitas vezes o Homem não esta contente com o que tem, e acaba ficando sem nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário